1999

48. Supervisão dos atendimentos com os dispositivos clínicos A Direção da cura e A Clínica do traço e o dispositivo de Interdiscursividade: “do Projeto Arte & Fato”, Clínica de atendimento em psicanálise, fonoaudiologia e terapia ocupacional,  destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, na cidade de São Paulo. Iniciado em setembro de 1998 foi realizado também durante o ano de 1999.

Parceria: Projeto Arte & Fato, Clínica de atendimento em psicanálise, fonoaudiologia e terapia ocupacional, São Paulo.

49. ITM Atendimentos: “Projeto de atendimento psicanalítico”, iniciado na cidade de São Paulo em fevereiro de 1999, nos consultórios particulares dos psicanalistas associados ao ITM.

Com este projeto se realizou também o Atendimento na “Escola Estadual Oswaldo Aranha”, na cidade de São Paulo durante todo o ano de 1999.

O projeto de parceria nasceu da necessidade da escola em atender a comunidade escolar, professores, alunos e funcionários num momento difícil como o ocorrido em março de 1999 onde a escola sofreu o impacto da violência na sua área interna, noticiado pela imprensa (Programa Fantástico da Globo).

Coordenadora: Susana Palacios.

50. ITM Atendimentos: “Projeto de atendimento psicanalítico”, iniciado na cidade de Niterói  em novembro de 1998, nos consultórios particulares dos psicanalistas associados ao ITM.

Coordenadores: Susana Palacios e Ricardo Delfino.

51. Programa de Radio: “Paulo França: Entrevista”, realizado na “Radio Rio de Janeiro – 1400 AM –” todas as sextas feiras de 12:00 às 13:00 h. Inicio setembro de 1998.

Parceria: Jornalista Paulo França.

52. Tele-biblioteca ITM: “Para consulta de textos”, realizado por Ana Maria Lino Castanheira, Telefone 2714-8502. Início dezembro de 1998.

Parceria: Ana Maria Lino Castanheira.

53. Documentário em Vídeo: “Laços de nosso tempo”, inicio de filmagem em setembro de 1998, no Brasil. Finalização, setembro/99.

54. Ciclo de conferencias Palestrando com muito prazer: 1º encontro “O futuro é agora”, realizado na cidade de Maricá, no dia 27 de março, tendo como temática principal a 3ª idade.

Parceria: Jornal Muito Prazer, Marica/RJ.

55. Jornadas do ITM: “O mal estar na modernidade”, realizado no “Auditório da OAB”  na cidade de Niterói-RJ, nos dias 8 e 9 de abril/99.

Parceria: Escola da Causa Analítica e OAB/Niterói, Brasil. Fundación Lazos, Argentina.  

56. Cursos iniciados no mês de março/99 no ITM:

Rio de Janeiro: - O gozo nas diversas formas de auto-aniquilamento. – A interpretação psicanalítica. – A clínica freudiana. – As pulsões. – O traço do caso. - Dispositivos clínicos.

Niterói: - As formações do inconsciente. – Édipo e castração. – As estruturas clínicas. – Cartéis. – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. – O dispositivo analítico. - O gozo nas diversas formas de auto-aniquilamento. – A interpretação psicanalítica. – A transferência na direção da cura. – Dispositivos clínicos.

São Paulo: - Psicanálise com crianças. – O gozo do aniquilamento. – As formações do inconsciente. – A clínica freudiana. – Estruturas clínicas. – Dispositivos clínicos.

Coordenado pelos psicanalistas: Andreneide Dantas, Joaceri Merlin, Neusa Lais Coelho, Maria Helena Seibt e Susana Palacios.

57. Curso de extensão em psicanálise: “Introdução a teoria psicanalítica e a clínica freudiana”, realizado na “Universidade – UNIVERSO”, na cidade de Niterói, inicio 6 de março/99.

Coordenadores: Adelaide Pontes, Neusa Lais da S. Coelho, Ricardo Eduardo Delfino e Susana Palacios.

Parceria: Universidade – UNIVERSO.

58. Conferencias: “A 3ª Idade”, realizadas pela Presidente do ITM, Susana Palacios na cidade de São Paulo. Organizadas pela Prefeitura da Cidade, SESC – Itaquera e Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, nos meses de maio e junho de 1999.

59. Seminário em Nova York: “Os sintomas da voz e do olhar”, realizado pela Presidente do ITM, Susana Palacios na cidade de Nova York, a convite da instituição “Apres coup”, nos dias 19 e 20 de junho de 1999.

Apresentação de um caso clínico de neurose obsessiva no dia 21 de junho.

60. Jornadas: “Os Sintomas em Voga”, realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de agosto de 1999.

Parceria: Escola da Causa Analítica, Brasil e Fundación Lazos, Argentina.

61. Reuniões Clínicas: Encontros mensais inter discursivos, realizados na cidade de Niterói a partir do mês de março até novembro de 1999.

62. Dispositivos Clínicos: “A Direção da Cura” e “A Clínica do Traço”, realizados nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo, periodicidade mensal com inicio em janeiro de 1999.

63. Projeto: “Plano anual de atividades do centro cultural”, aprovado pelo MEC, Secretaria de apoio à cultura, no período 01/01/99 a 31/12/99, Processo nº 01400.007330/96-56, Pronac: 962052. No valor de 2.862.604,00 UFIRS.

64. Estágios em Psicanálise: Grupos de formação em Psicanálise teórica e clínica, iniciados nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro no mês de abril de 1999.

65. Jornada: “Violência – Mancha Social”, realizada no SESC Vila Mariana na cidade de São Paulo nos dias 22 e 23 de outubro de 1999.

Parcerias: Escola da Causa Analítica, Brasil e Fundación Lazos, Argentina.   

66. Painel Intermunicipal: “A ação da segurança pública nas escolas”, realizado pela OAB de São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 1999. Participação do ITM através de sua Presidente Susana Palacios.

67. Jornada: “100 anos da Interpretação dos Sonhos”, realizada na Escola da Causa Analítica, Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 1999.

INSTAGRAM

facebook

Youtube